História
Inicialmente um sítio, conhecido como Barra, a origem da cidade data de mil oitocentos e oitenta e três. Na ocasião, o mineiro chamado Benedito Rodrigues de Lima pegou do Império por arrematação, vinte e um alqueires e três quartos de terra. Os mais antigos contam que uma senhora muda e surda, recebeu a visita de uma outra senhora, que lhe pediu que fosse erigida uma igreja ao pé de uma gabirobeira e que dedicasse a Nossa Senhora da Guia. Esta senhora foi então até a Fazenda do Chapéu e, com gestos, pediu ao fazendeiro Roberto Rufino Duarte, auxílio para a construção desta igreja. Foi assim, adquirido do Sr. Benedito Rodrigues de Lima, as terras que foram doadas, e onde hoje está edificada a Igreja da Nossa Senhora da Guia de Barra do Chapéu, padroeira da cidade, cuja comemoração acontece no dia oito de setembro. A cidade foi se constituindo em torno desta igreja. O Município de Barra do Chapéu emancipou-se da Cidade de Apiai, no dia dezenove de maio de mil novecentos e noventa e um. A origem de seu nome se deve à localização, pois fica na junção (barra) de dois rios com o Sítio Chapéu, daí Barra do Chapéu. Fonte: wikipedia  Barra do Chapéu é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 24º28’22″sul e a uma longitude 49º01’30” oeste, estando a uma altitude de 784 metros. Sua população estimada em 2008 era de 5.550 habitantes.