Visando melhorar cada vez mais, atendimento as pessoas que chegam unidades de saúde de barrense, a Prefeitura Municipal de Barra do Chapéu, através da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu palestras ministradas por profissionais do Sebrae, para funcionários da saúde que atuam no município. O evento ocorreu no dia 15 de junho, no auditório da Câmara de Vereadores barrenses, e vários profissionais da área da saúde, prestigiaram as palestras, que aconteceram na parte da manhã e na parte da tarde. O atendimento humanizado, é basicamente, tratar o paciente, dentro das limitações técnicas e profissionais da área, da forma como você gostaria de ser tratado. Muitas vezes, o atendimento humanizado é atribuído ao médico, como se apenas ele devesse estabelecer uma relação humanizada com o paciente. Porém, os demais profissionais que trabalham na área da saúde, tem também sua responsabilidade na humanização do ambiente. Ou seja, deve ser praticado por médicos, enfermeiros, recepcionistas, agendadores de viagens e consultas, motoristas, vigias e demais colaboradores. Isso significa que todos devem orquestrar um ambiente acolhedor, profissional e humano àquele que busca por ajuda. É preciso entender que antes de paciente, trata-se de uma pessoa que, por vezes, se encontra fragilizada e insegura com o que possa acontecer e, sem julgar, a acolher para prestar seus serviços da melhor forma. O cuidado humanizado é o que garante o vínculo entre a técnica e a relação desenvolvida entre paciente, família e equipe.