Articulado agenda pelo Deputado Estadual Paulo Fiorillo, no dia 22 de agosto ocorreu uma reunião na Alesp em São Paulo com os prefeitos do Alto Vale do Ribeira, Vereadores, Secretários, Diretores e Assessores com a operadora VIVO.
Os representantes dos municípios foram recebidos pelo Gerente de Relações Institucionais da VIVO Senhor Luiz Eduardo Daruiz Correa, e de imediato o mesmo informou que para o ano de 2019 não prevê investimentos na região, no entanto é para levar a ele todas as problemáticas que ocorre na região com a telefonia fixa e móvel para as análises.
Julio Cesar Melo / Luiz Eduardo Daruiz Correa / Janete Sarti
O Diretor da Gestão e Informação da Prefeitura de Barra do Chapéu Julio Cesar Melo e Prefeita Janete Sarti, destacaram a importância do sinal de celular no bairro Ponte Alta e Adjacências. Discutiram alternativas para levar o sinal até os bairros, foi solicitado a operadora para que agilizassem o processo trocas dos equipamentos atuais de retransmissão – Estação Rádio Base (ERB) para os modelos com frequência de 700 mhz onde tem melhor cobertura de sinal podendo atender mais localidades.
E para minimizar as quedas constantes no sinal na região foi solicitado a melhoria e manutenção na estrutura da operadora VIVO. Atualmente parte do trajeto do cabos da operadora VIVO que atende a região é transmitida através de fibra óptica aérea pela SP 249 que liga os municípios de Ribeirão Branco até Apiaí; Frequentemente há rompimento nos cabos devido as quedas de árvores e galhos.
A falta de uma manutenção preventiva cessa toda a comunicação com a internet, telefonia fixa e móvel por horas e ou dias, prejudicando todos os setores públicos,(administração, saúde, educação e as emergências), comércio, bancos e munícipes.
Foi pedido também um estudo de viabilidade técnica por uma equipe da Vivo a fim de delimitar uma área para instalação de uma Antena /Torre da operadora Vivo no bairro Ponte Alta, e que a prefeitura possa de alguma forma auxiliar a operadora para levar o sinal de telefonia móvel até a comunidade, pós reunião o município de Barra do Chapéu formalizou suas demandas junto a operadora.
Diante dos tramites necessários e prazos, a Perfeita Janete Sarti destacou que as localidades que necessitam de comunicação não podem ser esquecidas pelas operadoras, no entanto a Prefeita não medirá esforços em cobrar investimentos na região .
Para as localidades no município de Barra do Chapéu que não possuem comunicação alguma, a Prefeita já determinou contratação dos serviços de engenharia de telecomunicações para um estudo técnico para levar sinal de Wifi gratuito em pontos públicos no bairro Ponte Alta e demais comunidades gradativamente.
Atualmente Barra do Chapéu possui dois pontos de acesso gratuitos de wifi, na Praça Central e outro no bairro CDHU, onde todos beneficiam-se do sinal gratuito.