Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
12 SET 2023
Relatório do Mutirão de Enfrentamento à Dengue e ao Escorpião
receba notícias
No dia 30 de agosto, foi realizado um mutirão de enfrentamento à dengue e ao escorpião nos bairros CDHU e Centro, em parceria com a Vigilância Sanitária, as Agentes Comunitárias de Saúde e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O objetivo do mutirão foi conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e a presença de escorpiões, além de realizar ações de limpeza e recolhimento de materiais recicláveis.

Desenvolvimento:

Durante a semana anterior ao mutirão, foram realizadas orientações para que os moradores deixassem materiais recicláveis em suas calçadas, informando que um caminhão de recolhimento passaria para pegá-los. Com o apoio das Agentes Comunitárias de Saúde, foi possível realizar orientações à população, passando de casa em casa e entregando panfletos com informações sobre os cuidados necessários para evitar a dengue e o escorpião. Ao todo, foram visitadas 365 casas, além da entrega de panfletos na Escola Estadual Paulo Francisco de Assis

e EMEF Iara Maria Merege Conceição, juntamente com orientações para os alunos.

Principais problemas encontrados:
Durante o mutirão, identificamos um problema recorrente no bairro CDHU: a quantidade de lixo comum descartada fora das lixeiras. Foram coletados cerca de 8 sacos de 100 litros de lixo comum espalhados pelas calçadas e nos entornos. Para solucionar esse problema, acreditamos ser necessário a instalação de mais lixeiras, principalmente na rua de acesso ao CDHU.

Ações realizadas:
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente adquiriu 100 novos bags para o recolhimento de materiais recicláveis e estará realizando a troca, com o apoio da Vigilância Sanitária. Essa ação visa melhorar a coleta e o armazenamento adequado dos materiais recicláveis, evitando que sejam descartados de forma inadequada.
Orientações e entrega de panfletos em 365 casas nas ruas:
Sebastião das Chagas
Rafael Alves Miranda
Avenida Nossa Senhora da Guia
Guido Sarti
Laurindo Alves de Miranda
Rua Chapeuzinho
Rua José Pereira de Araújo
Camilo da Rosa
Simplicio Conceição
Augusto de Lima
Zacarias Sarti
Antonio Amancio de O Rosa
Avenida Antonio Alves Miranda
Brigido Demetrio Conceição
Prof. José de Oliveira Barreto
Roberto Rufino Duarte

Importância do mutirão:
É importante ressaltar a relevância do mutirão de combate à dengue, considerando os três casos de larvas que deram positivo para Aedes aegypti nas Ruas dos Velosos, Zacarias Sarti e Eugênio Pereira. Esses resultados reforçam a necessidade de conscientização e prevenção por parte da população, a fim de evitar a propagação do mosquito transmissor da dengue.

Conclusão:
O mutirão de enfrentamento à dengue e ao escorpião foi uma ação importante para conscientizar a população sobre os riscos e as medidas preventivas relacionadas a essas doenças. A parceria entre a Vigilância Sanitária, as Agentes Comunitárias de Saúde e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi fundamental para o sucesso do mutirão. No entanto, é necessário que a prevenção seja uma prática constante por parte dos moradores, visando a manutenção de um ambiente saudável e livre de criadouros do mosquito e de abrigos para escorpiões.