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Em parceria com a Faculdade de Engenharia Celso Daniel – FAENG, da cidade de Santo André, o município de Barra do Chapéu iniciou a elaboração…
Em parceria com a Faculdade de Engenharia Celso Daniel – FAENG, da cidade de Santo André, o município de Barra do Chapéu iniciou a elaboração do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos. Sob a coordenação do professor Dr. Murilo Andrade Valle e seus alunos, no sábado 16 de junho, juntamente com funcionários da prefeitura municipal de Barra do Chapéu, fez levantamento de campo com questionários de perguntas para conhecer melhor sobre a situação ambiental do município e a Granulometria dos resíduos gerados no município. além disso, foi realizado também, a avaliação d quantidade e qualidade do lixo gerado pelos moradores de Barra do Chapéu. A elaboração do PMGIRS obedecerá um cronograma de 12 meses, com várias reuniões e levantamentos sobre a questão dos resíduos sólidos gerados em Barra do Chapéu. O Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, é uma exigência da Lei 12.305, também conhecida como Politica Nacional de Resíduos Sólidos. O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS é na verdade um planejamento que um município faz para um cenário de 20 anos com revisões pelo menos a cada 4 anos sobre a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos que o município pretende realizar. Este plano constitui uma condição fundamental para que os municípios continuem tendo acesso à recursos da União Federal brasileira, destinado ao setor de resíduos sólidos. Além disso, é preocupação da gestão atual a questão do lixo gerado diariamente pela população barrense, e sua correta destinação, visando aumentar a vida útil do aterro sanitário municipal e a preservação o meio ambiente.